domingo, 27 de fevereiro de 2011

Estratégia de Marca para o Terceiro Setor

Qual a importancia de uma boa estratégia de marca para o terceiro setor?




Vamos falar de estratégia de marketing para o terceiro setor hoje. Qual a sua causa, a quem você quer atender, quais os seus diferenciais, como você trabalha??.. inumeras perguntas que podem ser trabalhadas em uma boa estratégia de marketing.
As organizações do Terceiro Setor estão diretamente envolvidas com campanhas e estratégias de marketing, apesar de não terem como foco a venda ou prestação de serviços diretamente a consumidores, como ocorre com as empresas, e certamente há pelo menos uma razão importante para este envolvimento:  atrair investimento para o desenvolvimento das ações a que as organizações sem fins lucrativos se propõem.

Li um artigo do Kendall Crolius, da revista Forbes, que conceitua marketing como um processo que transmite a nossa marca para a melhor audiência. E destaca que se isso for feito corretamente, atingimos nossas metas. A sua ONG já determinou quais as melhores estratégias de marca?

Vamos ver algumas dicas:

  • Desenvolver a marca de sua entidade não significa apenas promovê-la em mídias. É importante realizar um estudo do relacionamento da ONG com a sociedade e com todos aqueles interessados diretamente nela: comunidade atendida, voluntariado, investidores, funcionários etc. 

  • Quais os benefícios oferecidos para a sociedade e o que ela está ajudando a construir para o benefício de todos? Como ela atende a comunidade, o que transforma na vida dos atendidos e qual o reflexo destas ações para a sociedade? 

  • Todos estão envolvidos na mesma missão da ONG? Todos perseguem este valor? Nas ações diárias, os setores da entidade refletem este valor? Qual visão os investidores tem da sua ONG? Quais os aspectos positivos e negativos envolvidos? Qual o risco envolvido? Qual a representatividade deste investimento para o investidor? Qual o foco do potencial investidor?

  • Desenvolver uma estratégia de construção da marca com foco, voltada a destacar os valores e as efetivas contribuições de sua organização para a transformação da sociedade é fundamental.

  • Associar a marca a praticar ações de consciência sobre os valores que defende e intenta divulgar. Criar uma imagem que não condiz com a realidade de sua entidade é apostar no fracasso, especialmente na sociedade da informação e das comunicações em rede;

  • Consolidar uma marca trará muitos benefícios e, o mais valioso deles será possibilitar a diferenciação da sua entidade para as pessoas. Sua entidade será conhecida pelo valor que persegue, pela qualidade, transparência etc e terá ampla credibilidade e força na manutenção e expansão de seus relacionamentos.

  • Opte por organizar a comunicação de sua entidade de forma a consolidar, em uma mensagem única e curta, os valores envolvidos na marca.

Até semana que vem!
Abraços
Erica Bamberg
Rede Postinho de Saúde

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