quinta-feira, 10 de março de 2011

Mulheres, porque as mulheres?

Novo ano, vida nova, rumos diferentes!
A Rede Postinho de Saúde começa o ano de 2011, após o dia 08 de março, com o foco no atendimento a saúde preventiva da mulher.

Agora, porque as mulheres?

Temos algumas respostas que buscamos, pesquisamos e vamos compartilhar!

Primeiro. Em nosso atendimento em 2010 elas foram as que mais buscaram o apoio da Rede Postinho de Saúde.

Segundo, elas estavam firmes nos tratamentos e não faltavam um dia!!!

Terceiro, além de terem minimamente dois ou mais trabalhos, elas cuidam da família, dos filhos, maridos e ainda são responsáveis pelo financeirao da casa, na maioria!!!!

Junto a isso, nas Metas de Desenvolvimento do Milênio (MDM) surgem da Declaração do Milênio das Nações Unidas, adotada pelos 191 estados membros no dia 8 de setembro de 2000. Criada em um esforço para sintetizar acordos internacionais alcançados em várias cúpulas mundiais ao longo dos anos 90 (sobre meio-ambiente e desenvolvimento, direitos das mulheres, desenvolvimento social, racismo, etc.), a Declaração traz uma série de compromissos concretos que, se cumpridos nos prazos fixados, segundo os indicadores quantitativos que os acompanham, deverão melhorar o destino da humanidade neste século.

 

Nestas metas, ficamos atentos a meta em Promover a igualdade entre os sexos e a autonomia das mulheres. Dois terços dos analfabetos do mundo são mulheres, e 80% dos refugiados são mulheres e crianças. Superar as desigualdades entre meninos e meninas no acesso à escolarização formal é a base para capacitá-las a ocuparem papéis cada vez mais ativos na economia e política de seus países.



       1. Realizar um evento que vise combater a violência contra a mulher, informando quais instituições atuam no apoio às vítimas de violência.

       2. Promover uma atividade (esportiva/cultural) em prol da melhoria da auto-estima das mulheres, promovendo a valorização e o respeito em todas as fases do seu ciclo de vida (infância, adolescência, gravidez, maternidade, menopausa e velhice).

       3. Fazer uma campanha de combate a produtos, serviços e lojas que exploram o corpo da mulher em suas propagandas e comunicações, fortalecendo o senso crítico da sociedade.

       4. Promover uma campanha para estimular e encorajar as jovens a buscarem seu desenvolvimento socioeconômico, por meio da educação e do trabalho.

       5. Organizar um fórum de discussão, em parceria com o Conselho Comunitário e a Delegacia da Mulher, para esclarecer a população sobre os serviços públicos em defesa da mulher e a legislação atual.

       6. Fazer um levantamento das diversas ONGs e de todos os serviços públicos voltados às necessidades das mulheres e divulgar essas informações em pontos de grande circulação ou por meio de visitas domiciliares.

       7. Promover uma palestra (preferencialmente proferida por um homem) para sensibilizar os homens quanto à divisão de tarefas domésticas, paternidade responsável e intolerância para toda forma de violência contra mulheres e crianças.


Depois de tudo que vimos, as mulheres precisão de uma atenção mais do que especial!!

A partir de hoje, em nosso blog (redepostinhodesaude.blogspot.com), postaremos diversos assuntos, temas, artigos, textos relacionados as mulheres e como o nosso trabalho poderá ajudar as mulheres do nosso Brasil.

 
Espero que vocês gostem!


Caso tenham algum texto para compartilhar neste espaço, estamos super abertos! Mandem sugestões!


Um grande abraço

Erica Bamberg

Rede Postinho
Saúde Preventiva da Mulher



Nenhum comentário:

Postar um comentário